terça-feira, 16 de outubro de 2012

Paletas e Godês


 

Úteis e essenciais as PALETAS e os GODÊS são importantes auxiliares no trabalho de todos os artistas

PALETAS:
FÓRMICA – As paletas revestidas em fórmicas são leves e não aderem á tinta óleo ou acrílica, o que facilita na hora da limpeza. Não são indicadas para pintura em aquarela ou com tintas muito diluídas.
MADEIRA – Confeccionadas em compensado leve especial de 4mm envernizadas, as paletas em madeiras são utilizadas geralmente para pinturas com tintas a óleo. São encontradas em vários tamanhos e formas.
PAPEL DESCARTÁVEL – Apresentada em formato de bloco de papel, este tipo de paleta pode ser usada em pinturas a óleo, acrílica ou aquarela, sem o risco da tinta ser absorvida. Depois de usar a folha, basta destacá-la e jogar fora.
DOBRÁVEL – Ideal para transportar dentro da maleta, a paleta dobrável é feita com material impermeável e leve e pode armazenar as tintas sem o perigo se vazamentos ou manchas. Indicado para uso com tinta a óleo e acrílica.
PLÁSTICO – Mais indicados para uso com tintas à base de água, como aquarela e acrílica, as paletas plásticas são leves e trazem orifícios para depositar as tintas, sem risco de mistura-las ou derramá-las. São vários modelos com números diferentes de orifícios. Geralmente, há uma área maior na paleta para fazer as misturas.
GODÊS
PLÁSTICO – Muitos godês trazem um número grande de orifícios, para se fazer misturas diferentes de tintas e líquidos. Alguns apresentam orifícios maiores para colocar líquidos de limpeza dos pincéis.
PORCELANA – Individuais ou agrupados, as paletas em porcelana servem para trabalhos em aquarela ou produtos a base de água. Deve-se ter cuidado na limpeza e manuseio, pois o material é frágil e pode quebrar.
METAL – Há dois tipo no mercado: individual e duplo, ambos com uma base dobrada, que serve para encaixar e prender no cavalete e não ter o perigo de derrubar. Eles acompanham tampa plástica para que o líquido possa ser guardado com segurança. Ideal para trabalhos com líquidos e tintas oleosas.
FONTE: Guia da Pintura

Encontre no nosso site:
 http://www.ciadascores.com.br/loja-artesanato/product.php?id_product=1449
http://www.ciadascores.com.br/loja-artesanato/category.php?id_category=52


Nenhum comentário:

Postar um comentário