domingo, 5 de janeiro de 2014

DICAS SOBRE PINTURA EM TELA

DICAS SOBRE PINTURA EM TELA

Limpeza e conservação da pintura a óleo:
Somente após um ano de concluída, uma obra poderá ser envernizada. Para isso, a pintura deverá ser previamente limpa com um pano macio umedecido em essência de terebintina e depois que esta estiver seca, aplica-se uma camada fina de Verniz Cristal diluído em cerca de vinte por cento de essência de terebintina.
Solventes e secantes:
A tinta a óleo é aplicada pura ou diluída em solvente, como óleo de linhaça e o secante de cobalto.
Paleta
Qualquer superfície pode servir como paleta, desde que seja impermeável e uniforme.
Como transferir o risco para a tela:
Se você tem facilidade para desenhar a tela apenas olhando o gráfico, é possível usar o carvão ou a tinta a óleo. Se preferir, transfira o desenho com o auxílio de um carbono. Para isso, copie o desenho em papel vegetal. Coloque o carbono sobre a tela e sobreponha o papel vegetal. É importante transferir o desenho com muita suavidade e sem pressionar a tela.
Efeitos diferenciados
Para obter suaves efeitos de textura, basta trabalhar com o pincel ou a espátula sobre a tinta a óleo úmida. No caso dos pincéis, cada tipo de pêlo proporciona um efeito. Já a espátula proporciona uma textura mais definida e marcante. Mas lembre-se: trabalhe sempre com pouca tinta na lateral da espátula. Assim, você não corre o risco de manchar ou estragar a pintura com excesso de tinta.
Antes de iniciar a pintura, separe todo o material solicitado. Tenha, também, sempre um pedacinho de pano por perto. Ele será muito útil para você secar o pincel. Quando for trabalhar com solventes e secantes, como o óleo de linhaça e o secante de cobalto, separe duas vasilhas pequenas para colocá-los.
Para evitar que as desagradáveis rachaduras apareçam na sua pintura a óleo, deve-se observar uma regra técnica. É o chamado "gordo sobre magro". Nunca se deve sobrepor camadas magras, isto é, diluídas em essência de terebintina sobre camadas de tinta diluídas em óleo de linhaça. É importante também ter cuidado com as telas convencionais feitas com óleo de linhaça compradas prontas (são as amarelinhas), que deverão ser retiradas da embalagem de plástico e exposta para secagem ao ar durante o espaço de três semanas.
Você sabia?
Se a sua tela furar ou rasgar, basta colocar esparadrapo na parte de trás. O resultado fica perfeito.
A tinta na cor branco de titânio não é tóxica. Por isso, muitos artistas preferem trabalhar com ela em vez de outros tipos de branco que contêm chumbo.
A cor amarelo ocre é ideal para atingir uma tonalidade discreta e, ao mesmo tempo, forte. Além disso, se você acrescentar um pouquinho de azul no amarelo ocre, o resultado será um tom de verde muito bonito.
Sua tinta verde oliva acabou e você está no meio da pintura? Não precisa parar. Para obter este tom, basta misturar um pouco de preto como amarelo ocre.
A maioria dos artistas acha que vermelho de cádmio é o tom de vermelho mais útil na pintura, principalmente quando se pinta flores. Portanto, esta cor não deve faltar em sua paleta.
O uso do secante de cobalto Acelera a secagem da tinta a óleo e atua na superfície, favorecendo as aplicações rápidas. Durante a execução de uma pintura sobre tela deve ser utilizado em pequena quantidade ou ainda em conjunto na diluição com óleo de linhaça ou terebintina. É mais indicado para camadas finas de tintas.
O que é diluente eco?
É um diluente inodoro, que promove maior conforto no uso da tinta a óleo. Indicado para a diluição da tinta, reduzindo sua viscosidade. Também é usado para a limpeza de materiais, podendo substituir a terebintina e a aguarrás, mantendo as mesmas propriedades, sem os odores característicos.

A terebintina
 é um diluente vegetal natural da tinta a óleo e, quando utilizado, não altera o brilho e o tempo de secagem naturais da tinta. Também pode ser utilizada para limpeza dos equipamentos (pincéis, broxas etc) de pintura.
Para que servem os óleos secantes?
- São utilizados na fabricação de tintas a óleo;
- Como médiuns, isto é, quando adicionados às tintas a óleo;
- Agem como diluentes, proporcionando mais fluidez às tintas;
- Proporcionam maior "oleosidade" às tintas utilizadas nas últimas camadas da pintura;
- Podem modificar o tempo de secagem das tintas;
- Possibilitam a criação de efeitos especiais de pinturas.

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE : www.pinturaemtela.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário